Logo | Árvores Brasileiras
Ligue: (15) 3266-1311 | 3266-1424
WhatsApp: (15) 98171-2524
06
FEV
2020

Filmes infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade

Outro dia, assistimos ao filme “Lorax, em busca da trúfula perdida”, disponível na Netflix. Nós, que amamosárvores, ficamos encantados com a animação.

O filme conta a história deTed, de 12 anos, que mora em Thneed-Ville, onde tudo é tecnológico e artificial. Ele se apaixona pela vizinha e descobre que o sonho da amada é ver uma árvore de verdade, já que na cidade não tem nenhuma.

Para conquista-la, Ted se aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor e natureza. Lá, conhece Lorax, uma criatura preocupada com o futuro, que luta para proteger seu mundo.

O filme conta como a ganância pode acabar com a natureza e é bem emocionante. Para nós, foi uma tristeza saber como as árvores sumiram… (ok, não daremos spoiler).

Mas assistam. Aproveitem o final de semana e mostrem a filhos, sobrinhos e demais crianças, o quanto precisamos amar a natureza, pois o futuro deles depende muito dela.

Aproveitando, encontramos uma lista muito legal no site da Akatu, ONG que fomenta o consumo consciente. Tem dicas muito legais de filme para a criançada se divertir e, ao mesmo tempo, pensar na importância do meio ambiente. Confira:

Wall-E
O mundo foi soterrado pelo lixo, por isso, os humanos decidem deixar o planeta e partem para uma viagem pelo espaço por 700 anos. Enquanto isso, vários robôs limpam a sujeira que eles deixaram. A maioria não aguenta as condições precárias da Terra e deixa de funcionar. O único que ainda persiste é Wall-E, que vaga juntando enormes pilhas de lixo. Também coleciona objetos. Fica fascinado pelos antigos habitantes e passa a desenvolver algumas emoções humanas. Sua única amiga é uma baratinha. Até que um dia, chega uma nave dos céus. Ele recebe a visita de Eva, uma robô enviada por humanos para o planeta com a missão de procurar exemplares vegetais vivos. Ele se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.

Nausicaä do Vale do Vento
Nausicaä é uma princesa de um pequeno império no Vale do Vento. A garota faz de tudo para conter as investidas de outros reinos. Também estuda uma floresta chamada Mar da Corrupção, repletas de plantas, fungos e insetos gigantes, onde o ar é poluído e tem devastado todo o planeta. Ao contrário de seu povoado, ela se sente fascinada pela floresta e acredita que ela possui belezas, mesmo depois dos danos terem causado a morte de quase toda a sua família. A história mostra como podem ser nocivos os prejuízos causados pelos humanos na natureza, mas tem a esperança de que nem tudo está perdido. O filme é de Hayao Miyazaki, diretor e roteirista japonês responsável pelo Studio Ghibl.

Meu Amigo Totoro
Esta é uma outra produção japonesa do Studio Ghibl. Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito protetor da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua esposa doente. Quando Mei e sua irmãzinha tentam visitar a mãe, se perdem na floresta, e Totoro as ajuda a achar o caminho de volta para casa. Nesse percurso, eles vivem grandes aventuras.

Turma da Mônica: Um plano para salvar o planeta
Franjinha cria uma poção secreta mágica capaz de limpar tudo o que está sujo. Mas ele acaba atrapalhado pelo grupinho formado por Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Os amigos causam a maior confusão em seu laboratório e, enquanto tentam arrumar a bagunça, encontram a tal fórmula. Surge então a ideia de usá-la para acabar com a poluição no planeta. Dorinha e Chico Bento também participam da missão.

Fonte: https://www.akatu.org.br/noticia/dicas-de-filmes-e-animacoes-infantis-sobre-sustentabilidade/

About the Author