Logo | Árvores Brasileiras
Ligue: (15) 3266-1311 | 3266-1424
WhatsApp: (15) 98171-2524
27
AGO
2019

Quanto tempo vive uma árvore?

Até agora ninguém sabe ao certo, quantos milhares de anos pode viver uma arvore, cada uma delas em sua categoria, guardam peculiaridades interessantes e passam de 2000 anos deidade.

Alguns exemplos:

– Methuselah: a árvore mais velha do mundo e tem mais de 4800 anos. Ela vive nas montanhas da Califórnia onde podem ser encontradas várias outras árvores muito antigas.

– O jequitibá gigante de 49 metros de altura figura na lista dos seres mais velhos do planeta com aproximadamente 3000 anos de idade, e está em Santa Rita do Passa Quatro, no Parque Nacional do Vassununga.

– Uma figueira da espécie Ficus religiosa é a mais antiga árvore plantada pelo homem, com data conhecida. A figueira foi plantada pelo Rei Devanampiyatissa em Anuradhapura, no Sri Lanka em 288 AC. Com 2297 anos, ela é reconhecida como uma das mais sagradas relíquias budistas e é respeitada por budistas do mundo  inteiro.

– Picea abies: Encontrada em sua maioria na Noruega, a mais velha dessa família foi encontrada recentemente no noroeste da Suécia com, aproximadamente, 9.550 anos de idade;

– Matusalém: É uma árvore que cresce no alto das montanhas brancas na parte leste da Califórnia. Sua idade ultrapassa os 4.800anos.

– Sarv-e Abarqu: É considerada a árvore mais antiga da Ásia e se encontra no Irã. Monumento nacional, ela vive a mais 4.000 anos.

– Senator: Pode ser encontrada na Flórida. Estima-se que ela tenha entre 3.400 e 3.500 anos de vida.

– Fitzroya: É a maior árvore da América do Sul que pode ser encontrada no Chile e na Argentina. Antigamente, sua madeira era muito valiosa. Sua idade é aproximadamente 3.600 anos.

– Jequitibá: Nativas da Mata Atlântica, ela está entre as maiores árvores do local. Um de seus exemplares tem aproximadamente 3.000 anos.

– Chestnut of One Hundred Horses: (Baú dos Cem Cavalos, em português) Localizam-se na Sicília. Sua idade está entre 2.000 e4.000 anos.

– General Sherman: Pode ser encontrada no Sequoia National Park, no estado da Califórnia. É considerada a maior árvore do mundoem volume de madeira. Sua idade está entre 2.300 e 2.700 anos.

–  Jomon Sugi: Encontrada no Japão, ela é considerada pela UNESCO um Patrimônio Mundial da Humanidade. Ela pode ter entre 2.170 e 7.200 anos de idade.

Fonte: https://sobasombradasarvores.wordpress.com

O tempo de vida de uma árvore depende muito da espécie, algumas têm longevidade curta e outras muito longas. As árvores tropicais geralmente crescem mais rápido do que as de clima temperado (ou frio), mas também morrem mais cedo.

Em árvores mais antigas, a idade é determinada pela contagem dos anéis de crescimento em núcleos tomados a partir da borda para o centro da árvore ou de todas as seções transversais. Esta determinação é possível somente para as árvores que produzem anéis de crescimento, geralmente  aquelas que ocorrem em climas sazonais.

About the Author

Leave a Reply

*

captcha *