Logo | Árvores Brasileiras
Ligue: (15) 3266-1311 | 3266-1424
WhatsApp: (15) 98171-2524
04
JUN
2019

Você sabe qual adubo usar?

Tags : ,
Posted By :
Comments : 0

Existem muitos tipos de adubos/fertilizantes, divididos basicamente entre a adubação orgânica (natural) e a química, antes de aplicar uma ou outra, devemos aplicar o calcário para corrigir a acidez do solo e melhorar a capacidade de absorção de nutrientes dos demais adubos, além de adicionar cálcio e magnésio.

Homem segurando um punhado de adubo

A utilização de matéria orgânica no plantio é muito benéfica. Forrar o fundo da cova com restos de folhas e galhos recolhidos no local. Além de prover nutrientes, ajuda a conservar a umidade do solo no período inicial. Sempre que possível usar adubo orgânico, ou seja, esterco, pode ser usado trimestralmente e de preferencia em épocas chuvosas.

Para adubação química verificar acidez do solo para poder corrigi-la conforme a necessidade, no plantio cuidado para que as raízes da muda nunca estejam em contato com o adubo químico. Para após o plantio o ideal é fazer adubação de cobertura na projeção da copa 2 vezes ao ano, antes das chuvas, até que as mudas estejam em torno de dois metros de altura.

As raízes crescem e se espalham justamente para encontrar e absorver essas vitaminas. Ao todo são 17 minerais essenciais para elas: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre (os principais, chamados de macro-nutrientes); e ferro, manganês, boro, molibdênio, cobre, zinco, cobalto (que são os micro-nutrientes); e em pequenas quantidades o cloro e o alumínio; já que em demasia podem se tornar tóxicos. Fora isso elas retiram o carbono, hidrogênio e oxigênio da água e do ar.

Para cada m² podemos usar:

Calcário: 200 gramas
Composto orgânico (galhos, folhas e alimentos decompostos): 1 kg
Esterco de aves (frango, galinha, peru): 1 kg
Esterco de gado: 5 kg
Esterco de coelho: 5 kg
Farinha de osso: 100 a 300 gramas
Torta de algodão: 100 a 300 gramas
Cinzas de madeira: 500 gramas

Fonte: Adoro Plantas/Embrapa

About the Author

Leave a Reply

*

captcha *